Alimentos que aumentam a imunidade

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Com a chegada do inverno, começam também as gripes e resfriados. Porém ao contrário do que muita gente pensa, não é a baixa temperatura que faz uma pessoa ter gripe, mas sim os ambientes fechados e com muitas pessoas circulando, o que concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias. E aí é que entra o papel de um bom sistema imunológico: quando o vírus entra no organismo, ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.

O problema é que, na maioria das pessoas, a imunidade não anda boa. Para aumentá-la é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, claro, ter uma boa alimentação.

Alho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica.

Acerola: riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

Frutas cítricas, como o limão e laranja: são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C

Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo.

Chá branco: rico em catequina, poderoso antioxidante. A substância ainda fortalece o sistema imunológico. 

Chá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso.

Geleia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias.

Probióticos: iogurtes e leites fermentados têm microorganismos que fortalecem o sistema imunológico.

Gengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor.

Chá-verde: também é rico em catequina, antioxidante poderoso.

Cogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. 

Tomate: fonte de betacaroteno, ajuda as células imunitárias.

Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, possui atividade antiviral e antibacteriana.

Cenoura: o betacaroteno presente na cenoura atua contra infecções.

Couve: essas folhas verde-escuras têm antioxidantes fundamentais para manter a imunidade em alta.