Ciência descobre como ser um Idoso Saudável

DNA Ciências Idoso Velhice Saudável

Você deseja ter uma velhice saudável, se tornar um idoso, mas ainda se sentir jovem quando se olhar no espelho? Então confira o que a Ciências acabou de descobrir! 

Foi comprovado ​que ​o material genético interfere diretamente na forma como envelhecemos.

​Pesquisa coordenada pelo médico espanhol Jose Antonio Enríquez, provou que o metabolismo e o envelhecimento são determinados pela interação de dois genomas; o nuclear e o mitocondrial. É por isso que algumas pessoas aparentam ​ser mais novas .

O estudo​ realizado em 20 gerações de ratos por 9 anos​ relata que a maior parte da informação genética que herdamos está no genoma nuclear, que contém 24.000 genes e três bilhões de letras​.​ O foco foi em 37 desses genes, que se encontram nas mitocôndrias, pequenas estruturas que envolvem o núcleo e que desempenham um papel essencial no metabolismo energético da célula.

Os resultados mostraram que uma pequena mudança no genoma mitocondrial pode provocar grandes diferenças no envelhecimento e no desenvolvimento de algumas doenças. 

Na prática, ​para​ Enríquez  “saber como interagem o genoma mitocondrial e o nuclear nos permitirá saber como se é e o que é preciso fazer para ficar o mais saudável, a forma como você vai reagir ao exercício​ e à dieta e aos medicamentos”.